17 de nov. de 2010

Livro: Conversas sobre iniciação à pesquisa científica.

       

       O livro de Elisa Pereira Gonçalves define o que é um projeto de pesquisa, para a autora o projeto de pesquisa deve funcionar como um do pesquisador, com os passos a serem seguidos. (o projeto não é imutável, pode sofrer alterações, por conta de preblemas que vão surgindo ao longo do caminho)
        Ainda segundo a autora, a elaboração de um projeto de pesquisa implica lidar com pelo menos três dimênsões que devem estar interligadas:
        - A dimensão técnica;
        - A dimensão teória;e
        - A dimensão afetiva.
       O livro é muito interessante, principalmente, para quem, assim como eu, está elaborando sua monografia. Uma parte que descato é que fala quais são as perguntas que todo prejeto de pesquisa deve responder, cito elas aqui:
       O que pesquisar?
       Porque pesquisar?
       Para que pesquisar?
       Como pesquisar?
       Quando pesquisar?
       Com que recursos?
       Pesquisado por quem?
       Ao meu ver este livro deveria constar como uma daquelas bibliografias indispensáveis, pois se o projeto de pesquisa for bem elaborado, seguramente as dificuldades encontradas na fase de conclusão da monografia seriam evitadas.

Um comentário:

  1. Minhas orientadoras no curso de Pedagogia da UnB utilizaram a 5ª Edição de 2011 e 2012, como base para os alunos formarem uma ideia do que é a pesquisa científica.
    Gostei do livro e de sua proposta , apresentando o assunto de forma pedagógica.
    Acredito que é uma boa fonte para os iniciantes na pesquisa científica.

    ResponderExcluir